Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

1º módulo do SGO é entregue através de Métodos Ágeis

Este é o primeiro sistema que a PROCERGS desenvolve para a Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano (SOP

Publicação:

Da esquerda para a direita a equipe de desenvolvimento do módulo SGO: Moacir Júnior, Rafael Pestano, Christiane David, Jorge Antônio Pradella, Frederico Cappellari.
Da esquerda para a direita a equipe de desenvolvimento do módulo SGO: Moacir Júnior, Rafael Pestano, Christiane David, Jorge Ant - Foto: CCOM Ana Paula Maciel
Por PROCERGS
No dia 29 de novembro foi entregue, para a Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano (SOP), o módulo de Demandas do Sistema de Gestão de Obras (SGO), desenvolvido com a utilização de Métodos Ágeis.

Este é o primeiro sistema que a PROCERGS desenvolve para o cliente SOP e o seu maior benefício é agilizar o processo de tramitação das obras do Estado, além da diminuição de demandas que atualmente chegam à Secretaria, sem as devidas condições de execução das obras.

Isso é possível a partir da integração do SGO com as bases de dados de outros sistemas processados pela PROCERGS. Um deles é Gestão Patrimonial do Estado (GPE), acessado para a identificação adequada dos imóveis relacionados com as demandas. A ferramenta também faz integração com o sistema Elaboração do Plano Plurianual (EPP), para a identificação da ação do Plano Plurianual (PPA) a ser associada à demanda e a integração com o Sistema de Elaboração do Orçamento (SEO), para a identificação da Dotação Orçamentária.

O diretor do Departamento de Obras da SOP, Odir Baccarin, ressaltou a importância do trabalho e sua satisfação com os resultados. "O corpo técnico da SOP, após acompanhar a entrega do primeiro Módulo de Demandas do SGO, pela PROCERGS, verificou que o sistema atende os objetivos propostos e está se confirmando como uma ferramenta de vital importância para o planejamento, gestão e controle de obras do Estado, tanto na parte física quanto na financeira. Parabenizo a PROCERGS por esta etapa vencida."

O grupo de trabalho do projeto, responsável pela definição de requisitos e pelo acompanhamento do desenvolvimento foi composto pelos clientes SOP, SEDUC, SARH e CAGE. 

O projeto está sendo executado pela seguinte equipe do Setor de Desenvolvimento 1 (DDS/SD1): Jorge Pradella, Rafael Pestano e Frederico Cappellari, com consultoria de Fábio Petrillo, e a participação da equipe de testes e qualidade: Christiane David e Moacir Júnior, e o acompanhamento do Setor de Meio Ambiente e Saneamento (DAS/SMS).

PROCERGS - Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul S.A.