Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Catarinenses adotam tecnologia gaúcha

Publicação:

20090814175352-20090811-ass-conv-ciasc.jpg
20090814175352-20090811-ass-conv-ciasc.jpg
Por PROCERGS
O Governo do Estado do Rio Grande do Sul está transferindo para Santa Catarina a tecnologia adotada para a construção do Portal Tudo Fácil Eletrônico, solução gaúcha desenvolvida pela Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (PROCERGS). A partir da assinatura de um termo de cessão firmado nesta terça-feira(11/08) no Palácio Piratini, envolvendo os dois estados, os catarinenses poderão desenvolver o seu próprio portal, a fim de disponbilizar serviços públicos à população pela Internet.

De acordo com o diretor de Tecnologia do Centro de Informática e Automação de Santa Catarina(Ciasc), Eduardo Sguario dos Reis, o portal de serviços do Rio Grande do Sul é o que mais se adequa ao seu estado. "Analisamos diversos portais de serviços existentes no país, e no nosso entendimento, o do Rio Grande do Sul é o mais amigável e aderente ao que desejamos implementar," afirma.

Segundo Reis, nos próximos meses o governo de Santa Catarina deverá estar lançando o portal "Perto de Você", uma solução similar ao Tudo Fácil Eletrônico e contemplando em torno de 220 serviços públicos disponíveis na Internet. "Teremos em torno de 30 dias para preparar tecnicamente o portal", diz.

Para o diretor-presidente da PROCERGS, Ademir Milton Piccoli, a transferência tecnológica ao estado de Santa Catarina é uma mostra do que o espírito colaborativo pode fazer em prol do desenvolvimento tecnológico dos Estados. "Esse intercâmbio de soluções na área tecnológica só vem a fortalecer o governo eletrônico entre os governos, a partir da iniciativa das companhias de processamento de dados de todo o país", destaca Piccoli.

Lançado em novembro de 2005, o Tudo Fácil Eletrônico é o maior portal de serviços públicos do sul do país, disponibilizando mais de 700 serviços pela Internet. Ele já registra mais de 5 milhões de acessos e 30% do seu conteúdo são de caráter finalístico, ou seja, o cidadão realiza toda a operação pela internet, sem a necessidade de se deslocar à repartição pública.

Participaram do ato de assinatura o chefe da Casa Civil do Estado do Rio Grande do Sul, José Alberto Wenzel, o secretário da Fazenda do RS, Ricardo Englert, o diretor-presidente da PROCERGS, Ademir Milton Piccoli, acompanhado do diretor Administrativo, Financeiro e de Relacionamento com os Clientes, Antonio Ramos, diretor de Tecnologia do CIASC, Eduardo Sguario dos Reis, o diretor-geral da Casa Civil de SC, José Ari Vequi, entre outras autoridades.
PROCERGS - Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul S.A.