Dia da Família agrega colaboradores e visitantes materializando a vida funcional
Evento anual ocorrido na quinta-feira 4/12 deu sentido à proposta de integração entre funcionários e sua base social
Publicação:
Um dia para apresentar o local de trabalho a sua família. Com o firme objetivo, que vem se consolidando na cultura organizacional da Procergs, mais uma edição do Dia da Família foi realizada em 4 de dezembro. Houve atividades recreativas, durante manhã e tarde no Lounge e no pátio da frente, especialmente preparadas para as crianças e adolescentes visitantes. Também teve muito acolhimento às visitas de outras faixas etárias. Todas elas puderam curtir as respectivas estações de trabalho dos seus acompanhantes e alguns ambientes profissionais da empresa.
Seja para quem estreou na experiência em 2025, seja para quem traz na bagagem a participação no evento quando ele ainda nem tinha sido assim batizado, o Dia da Família Procergs imprime marcas positivas em todos. Inclusive no clima que paira na empresa ao longo da data.
Público variado, mas opiniões convergentes
Com apenas seis meses de ingresso na Procergs, o analista de computação na AT2 (Área de Trânsito 2) Augusto López viveu seu primeiro Dia da Família. Ele veio acompanhado pela esposa Fabiana Silva da Silva e sua filha Brenda da Silva López de 10 anos. “Estava bem ansioso para trazer a família para conhecer o ambiente de trabalho. Eu trabalhei 20 anos numa outra empresa, na área de saúde, e não tinha nada parecido. Lá era muito restrito o acesso. E aqui a gente consegue ver os colegas, conviver com a família de outros colegas nas brincadeiras com as crianças. Então, eu acho que essa interação é muito boa e proporciona também o convívio com vários colegas que a gente só foi conhecer aqui hoje”, ilustra o pai da Brenda.
Jefferson Terra, chefe do Setor de Entrega de Serviços (ENS), ressalta a participação de suas filhas: “elas vieram pela primeira vez com 4 e 9 anos e agora estão com 9 e 14 anos. Acho que essa iniciativa é bem interessante porque une a empresa e a família. Além disso, faz com que nossos familiares conheçam um pouco mais sobre o nosso ambiente de trabalho”, disse o pai de Júlia e Caroline Terra, que as trouxe para uma segunda experiência no evento.
A desenvolvedora front-end na AT1 (Área de Trânsito 1) Paula Alves, que trabalha na Procergs há um ano e meio, explica que não participou no ano passado porque achou que se tratava de um evento somente para crianças. “Sempre fica uma curiosidade. Por mais que a gente fale em casa, é interessante trazer a família para conhecer de fato o local de trabalho. Realmente, é para todo mundo. Ano que vem, quem quiser e puder trazer a família, mãe, pai e tio, traga porque é bem legal”, convida Paula, a filha da dona Santa Érica Alves e esposa de Leandro Ferri. Eles gostaram muito da experiência e planejam voltar em novas oportunidades.
Já para Fabiana Aguiar, analista de planejamento, gestão e inovação na APGI (Assessoria de Planejamento, Gestão e Inovação), o Dia da Família Procergs 2025 foi um mergulho no tempo e nas emoções que seus colegas de trabalho já lhe proporcionaram quando se uniram pela saúde de seu irmão Aquiles Aguiar. Ela conta que quase pensou em não trazer o irmão nesta edição. Porém, os colegas de APGI foram os que mais a incentivaram. “O pessoal falou para eu trazer ele porque ele é comunicativo e gosta de conhecer novas pessoas. Eu acho que essa iniciativa é muito boa para se conhecer a família dos nossos colegas e eles conhecerem a nossa família também”, resumiu a irmã do gremista — com direito a tatuagem no braço — Aquiles.
Fabiana ainda acrescentou sobre a cultura dentro da Procergs e a materialidade trazida com o evento Dia da Família: “numa época em que não tinha isso, eu trouxe a minha filha. Ela devia ter uns seis anos e, agora, já está com 25. Eu acho que isso é muito bom e muito legal. A família sempre tem curiosidade de saber quem são os seus colegas, como é a sua mesa, onde você caminha, se tem escada ou elevador, ou o que tem perto da empresa. Então, isso agrega as pessoas”.