Conheça os oito Objetivos de Desenvolvimento Sustentável adotados pela Procergs
Comissão de ESG apresenta ações vinculadas a alguns dos ODS da Agenda 2030 da ONU
Publicação:

A Procergs abraça oito dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fixados pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Agenda 2030. Por meio da Comissão de ESG, via Resolução de 21 de julho de 2025, o comprometimento da empresa com as melhores práticas, para atingir plenamente as metas relacionadas aos eixos Ambiental, Social e Governança (ASG como livre tradução para ESG, Environmental, Social and Governance), se converteu em ações vinculadas aos oito ODS com que a instituição está envolvida.
Os oito ODS, todos pertinentes ao campo de atuação e ao propósito da Procergs que está expresso em suas Declarações Estratégicas, são os de número 3 (Saúde e bem-estar), 5 (Igualdade de gênero), 6 (Água potável e saneamento), 9 (Indústria, inovação e infraestrutura), 12 (Consumo e produção sustentáveis), 13 (Ação contra a mudança global do clima), 16 (Paz, justiça e instituições eficazes) e 17 (Parcerias e meios de implementação).
Eles se materializam via ações vinculadas como, por exemplo, o Canal de Denúncias da Procergs que atende diretamente ao ODS 16, buscando cada vez mais transparência, equidade e responsabilidade em sua administração.
Ações da Procergs vinculadas por ODS
No total são 21 iniciativas já em curso que se relacionam aos oito ODS adotados como diretriz pela Comissão de ESG da Procergs. Conforme as delimitações trazidas pela finalidade que a empresa deseja alcançar, os desdobramentos de cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável em ações estão assim vinculados:
ODS 3
Para assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos em todas as idades, as ações vinculadas são desenvolvidas pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA), incluindo também os atendimentos do ambulatório da empresa, as ações da equipe psicossocial, as campanhas internas e os planos de saúde (assistência médica e odontológica) disponibilizados aos funcionários e seus dependentes.
ODS 5
Para alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas, são desenvolvidas ações afirmativas promovidas pela Comissão de Diversidade & Inclusão, no Programa de Desenvolvimento de Lideranças, com reserva de vaga para o público feminino, e disponibiliza-se o Canal de Denúncias Acolhe Mulher, que tem foco nesse público.
ODS 6
Para assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos, a ação vinculada é a utilização de filtro de água nos corredores.
ODS 9
Para construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação, as ações vinculadas são a própria execução do Programa de Acessibilidade Digital e as inovações entregues para o cidadão e os órgãos por meio da estratégia do Governo Digital.
ODS 12
Para assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis, ocorre a Fiscalização de contratos de produtos e serviços, em conformidade com a Lei Nº 13.303/2016 (Lei de Responsabilidade das Estatais), a priorização de itens biodegradáveis e a redução de consumo de papel impresso.
ODS 16
Para promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis, a Assessoria de Compliance (ACOMP) e a Assessoria de Segurança da Informação e Cibernética (ASEG) executam as ações vinculadas, além de os instrumentos constituídos, que são o Código de Conduta, o já mencionado Canal de Denúncias, o Relatório de Administração e o Relatório de Gestão de Riscos, estarem em funcionamento.
ODS 17
Para fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável, a ação vinculada é promover soluções digitais ao Estado e parcerias.
Desafios para ampliar as ações do ODS 13
De acordo com a Coordenação da Comissão de ESG, apesar de o ODS 13 possuir somente uma ação vinculada, que é a realização de palestras, já existe outra sugestão de implantação para ele. O ODS abraçado de número 13, que trata sobre tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos, reconhecendo que a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) é o fórum internacional intergovernamental primário para negociar a resposta global à mudança do clima, também é tido como fundamental no trabalho de conscientização que é feito na empresa.
“Tendo em vista a contribuição para o atingimento do ODS 13, nossa proposta é realizar, em breve, a divulgação de conteúdo acerca da responsabilidade individual relacionada ao impacto climático. Também fizemos recentemente uma palestra, que abordou a Semana do Meio Ambiente, além da divulgação de uma notícia sobre o período pós-enchente de 2024. A última iniciativa se deu, em especial, porque a Procergs teve muitos de seus funcionários atingidos por esse desastre, além de sua própria sede”, explicou o coordenador da Comissão de ESG Guilherme Neves.
Histórico para uma cultura sustentável e regenerativa
Desde o início dos anos 2000, a Procergs vem desenvolvendo ações capazes de atender à perspectiva de uma cultura que, ao mesmo tempo, é sustentável e também regenera o planeta. Sobretudo no que se refere ao eixo “E” de ESG, ela promove iniciativas em prol da educação ambiental, realiza bimestralmente a Feira do Descarte de Eletrônicos e possui um papel decisivo no Programa Sustentare do Poder Executivo gaúcho.
A Procergs - Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul S.A. atua como Unidade Executora, gerenciando o descarte e a reciclagem de resíduos eletroeletrônicos provenientes dos órgãos da administração pública estadual.
Em 2024, foi constituído um Grupo de Trabalho de ESG, que completou um ano de atividades em 28/06. No último dia 21/07, o GT foi alçado à condição de Comissão de ESG e ganhou ainda mais relevância dentro do planejamento da empresa.
CONTATO DA COMISSÃO DE ESG:
esg@procergs.rs.gov.br