Novo site para Secretaria da Fazenda é lançado
A modernização garante mais segurança, transparência e navegação responsiva para o cidadão
Publicação:

A Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul (Sefaz), lançou, nesta quinta-feira (21/8), um novo portal institucional, junto com as páginas renovadas das subsecretarias da Receita Estadual, Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage) e do Tesouro do Estado. O projeto marca uma etapa importante no processo de modernização do órgão, que nos últimos anos vem ampliando a transparência e o acesso aos serviços para a sociedade.
Com layout mais moderno, navegação simplificada e design responsivo, o novo site, desenvolvido pela Procergs, se adapta a celulares, tablets e outros dispositivos móveis, oferecendo ao cidadão uma experiência mais ágil e intuitiva. A reformulação também garante adequação plena à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e incorpora recursos de acessibilidade, como tradução em Libras.

Serviços no centro da navegação
Uma das principais mudanças é a nova organização dos serviços, que agora aparecem já na página inicial, separados por perfil de público: cidadãos, empresas, fornecedores, agentes públicos e servidores. A decisão de priorizar esse formato foi baseada na análise de dados de acesso, que indicou que a maioria dos usuários chega ao portal em busca de serviços específicos. Dessa forma, a nova estrutura torna essa navegação mais direta e eficiente, colocando no centro do site justamente aquilo que representa a principal demanda da sociedade.
Painéis e informações sobre programas como Devolve ICMS, Nota Fiscal Gaúcha (NFG) e Refaz Reconstrução também passam a ter destaque, reforçando a missão da Sefaz de centralizar em um único espaço digital os serviços e dados de maior interesse da população.
Além disso, os novos sites possuem integração com a Carta de Serviços do Estado (sistema TFE).
Modernização e segurança
Agora, o portal passa a contar com ganhos em segurança, estabilidade e padronização em relação aos demais sites do governo estadual. Segundo dados da Procergs, o portal da Sefaz é o segundo mais acessado do Estado, com 534 mil visitas nos últimos 30 dias analisados, número que reforça a importância da atualização para garantir melhor experiência ao usuário.
A migração para a nova plataforma Matriz permite desativar toda uma infraestrutura de hospedagem defasada que era motivo de preocupação pela dificuldade em garantir a melhor segurança contra tentativas de ataque.
Trabalho coletivo
O projeto foi coordenado pela Assessoria de Comunicação e pelo Gabinete da Secretária, com apoio do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic) e parceria da Procergs. Mais de 40 servidores de diferentes áreas da Sefaz participaram do Grupo de Trabalho responsável pelo desenvolvimento, em um processo colaborativo iniciado em 2024 e que avançou mesmo diante de adversidades, como as enchentes do ano passado. O projeto dos sites foi desenvolvido na ASW pelos colegas Alexandre Nectoux Hilário, Leandro Montenegro Machado (atualmente na ASM), Artur Barrionuevo, Raphael Chapur, Lúcio Carneiro e Marcel Duro da Silva
Continuidade da transformação digital
A entrega do novo site simboliza a consolidação de um movimento iniciado em 2020, com o Plano Diretor de Comunicação. Desde então, a Sefaz reestruturou fluxos internos, modernizou canais de comunicação e ampliou sua presença digital, especialmente nas redes sociais, que registraram crescimento expressivo nos últimos anos.
“O lançamento do novo portal vai além de uma simples atualização tecnológica. Ele consolida um processo de transformação que coloca os serviços e o cidadão no centro da navegação, garantindo acesso mais rápido, seguro e intuitivo às informações. Com design moderno, responsivo e recursos de acessibilidade, o site reflete o compromisso da Sefaz em oferecer transparência, praticidade e segurança, atendendo às demandas reais da sociedade”, destacou o secretário-adjunto da Fazenda, Itanielson Cruz.
Estabilidade nos primeiros dias
Durante a quinta-feira (21/8), a Secretaria alerta que podem ocorrer instabilidades temporárias de acesso, até que todos os ajustes da implantação sejam concluídos.
O novo site já está disponível em www.fazenda.rs.gov.br.